Valparaíso

Asilo clandestino é interditado em Valparaíso

Além de não ter alvará de funcionamento, asilo irregular não reunia condições de higiene e acomodação para os idosos

Um lar de idosos clandestino foi interditado em Valparaíso (GO), município no Entorno do Distrito Federal. Apesar de receber pacientes, a instituição não preenchia requisitos legais como alvará de funcionamento ou qualquer outro documento que autorizasse o serviço de asilamento e/ou internação.
O local foi interditado durante uma ação conjunta da PCGO, do Ministério Público de Goiás (MPGO) e da Superintendência de Vigilância em Saúde, também não tinha condições básicas de higiene.
Foram encontradas seis internas no asilo, entre 40 e 60 anos, que têm transtornos mentais e fazem uso de medicamentos controlados. A responsável pelo local era paga pelas famílias dessas mulheres para cuidá-las diuturnamente e medicá-las.
O local estava insalubre e com evidente falta de soluções básicas. A polícia ainda informou que a água servida às internas vinha de um poço artesiano sujo. Além disso, foram encontrados vasilhames cheios de bituca de cigarro e água, que, em tese, seria para o cachorro. Devido à situação delicada das pacientes, elas receberam atendimento médico e, posteriormente, foram levadas aos familiares.
A responsável pelo asilo deve responder pelo crime de fornecer mercadoria (água e alimentos) em condições impróprias para o consumo, bem como por abandono da pessoa com deficiência. Os familiares das internas também devem responder por abandono.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo