EntornoNovo Gama

Artista do Entorno Sul representa Goiás em Festival na ‘Cidade Morena’

Karina Bueno

O morador de Novo Gama, mestre artesão Juão de Fibra participará do Campão Cultural – III Festival de Arte, Diversidade e Cidadania. O evento acontecerá em Campo Grande/MS (Cidade Morena), entre os dias 27 e 30 de março e entre 4 e 6 de abril.
Neste terceiro ano de Festival, de acordo com o edital divulgado, estava disponível uma vaga para participar da Oficina Nacional de Artesanato. O artesão de Novo Gama concorreu com 37 currículos de todas as regiões brasileiras e foi o classificado para estar presente no Evento que contará com intensa programação em diversos locais e atrações artísticas espalhadas pelos bairros da cidade como.

Atrações
Dentre as atrações na capital sul-mato-grossense haverá oficinas de artesanato, espetáculos de circo, de dança de teatro, shows musicais, tenda de comercialização de artes visuais, Circuito Comunidades em bairros de Campo Grande, performances de hip hop, Catedral Erudita, Batalha Ballroom Kiki Ball, batalha de Breaking, oficinas, Circuito Universidades, Vivências Artísticas com artistas visuais, campeonato de skate, exibição de filmes, concurso de Cosplay, de Just Dance, de K-Pop, Campeonato de Video Game e Quadrinhos, blocos de carnaval e desfile de marcas autorais de MS.
Todas as atrações estarão abertas para todos, gratuitamente. “A arte, a expressão, a coragem e o espírito coletivo ganham forma e sentido. O Campão Cultural é a celebração da criatividade que nasce, cresce, se reproduz nas ruas, e não morre. Ela se transforma em resistência, em inclusão e em liberdade”, disse Juão de Fibra.

Festival de rua
O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, explicou que a ideia agora foi fazer um festival mais de rua, mais urbano. “A nossa ideia foi que nós invadíssemos alguns espaços públicos e utilizássemos isso de forma mais presente nas comunidades, que nós fôssemos nos bairros, que a gente pudesse fortalecer a cultura de rua e as atividades culturais nesses lugares”.
Durante o Festival, o artista Juão de Fibra ministrará oficinas de fibra de bananeira ensinando os participantes a fazerem biojoias. “Estou muito honrado em levar o nome de Novo Gama para o Mato Grosso do Sul. Essa experiência é um difusor de cultura. Da mesma forma que eu levo nossa cultura goiana e técnicas regionais eu também aprendo sobre outras culturas regionais, matérias-primas e trago para a nossa cidade. É uma troca importante de experiência e adquirir conhecimento é muito importante. Porque conhecimento a gente leva para vida e isso ninguém tira da gente”, explicou Juão.
O artesão ainda ressaltou que durante cinco anos ministrou cursos no estado de Mato Grosso do Sul pelo menos 20 vezes. “Eu tenho um carinho muito especial com o MS porque eu sou sempre muito bem recebido e foi o primeiro estado brasileiro a me aclamar mestre. A minha relação com esse estado começou lá em 2011. Como não gostar desse estado não é mesmo? E não posso deixar de citar que a minha região do Entorno do DF – Novo Gama foi o último lugar a me reconhecer mestre. Então esse carinho que eu tenho por Mato Grosso do Sul não é por acaso”, finalizou o mestre Juão de Fibra.

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo