Águas Lindas inicia ações da Virada Ambiental com plantio de árvores
Programa mobiliza os 13 municípios do Entorno do Distrito Federal, com mais de 15 mil mudas para reflorestamento
Na Região Metropolitana do Entorno (RME), a 6ª edição do Virada Ambiental, programa da Universidade Federal de Goiás (UFG), está sendo realizada em parceria com as prefeituras e o Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), além de Saneago e Secretaria de Meio Ambiente de Goiás. A ação prevê o plantio de mais de 15 mil mudas de árvores na região, com espécies nativas do Cerrado e frutíferas, envolvendo estudantes, moradores e líderes comunitários de toda a região.
Águas Lindas é a quarta cidade do Entorno do DF a iniciar o plantio de árvores nesta edição. “Em 3 anos e 11 meses, já plantamos mais de 15 mil mudas na nossa cidade e vamos adicionar mais duas mil com o programa Virada Ambiental, recuperando nossas nascentes”, destacou o prefeito de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti, durante o lançamento do projeto nesta quarta-feira (27/11). Ele ainda ressaltou a parceria com a Secretaria do Entorno e afirmou: “O trabalho não vai parar. Nosso objetivo é, dentro de três meses, ter 10 mil mudas plantadas”.
Graças à interlocução da SEDF-GO, pela primeira vez, houve a adesão de todos os 13 municípios do Entorno ao programa com a UFG, reforçando a importância da responsabilidade ambiental em uma das regiões com maior expansão urbana de Goiás. Além de Águas Lindas, Novo Gama, Cocalzinho de Goiás e Padre Bernardo já começaram o plantio.
A secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury, destacou a relevância do projeto: “Por se tratar de uma zona integrada, com intensa industrialização e fluxo de pessoas, o Entorno só perde para a região metropolitana de Goiânia no índice de poluição do ar. Nosso objetivo é reverter essa rota plantando a semente, isso só é possível com esse trabalho de formiguinha, cada um fazendo sua parte”, enfatizou.
A Virada Ambiental já plantou mais de 1,5 milhão de mudas desde 2019, impactando 17 estados brasileiros e alcançando países como Chile, Portugal e Espanha.
Além do prefeito, estavam presentes na ação o secretário de Meio Ambiente de Águas Lindas, Jaime da Silva, a superintendente de Políticas de Desenvolvimento Urbano da SEDF-GO, Paula Tredicci, e autoridades políticas locais. O plantio foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Alternativas Penais de Goiás, que direcionou parte da população carcerária para realizar o plantio.
*Com informações da Secretaria do Entorno do Distrito Federal – Governo de Goiás