Águas Lindas de Goiás

Águas Lindas é incluída nos locais de prova do Concurso Unificado

Município registra mais de 2.000 inscritos no certame

Uma notícia positiva para os moradores de Águas Lindas de Goiás e outras sete cidades do entorno do Distrito Federal, elas foram adicionadas como locais de prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”. Essa inclusão não apenas oferece mais oportunidades, mas também solidifica o CPNU como o maior concurso já realizado no Brasil.

Com mais de 285 mil candidatos inscritos em Goiás e no Distrito Federal, o CPNU já ultrapassou os recordes anteriores, incluindo os certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram 1,6 milhão e 1,5 milhão de inscrições, respectivamente.

A prova está agendada para o dia 5 de maio e será realizada em 228 cidades de todo o país. Brasília lidera as inscrições, com um impressionante total de 220.442 candidatos. Goiás aparece, com 65.420 pessoas inscritas diretamente.

Além das 220 cidades previamente definidas como locais de prova, oito municípios goianos do entorno do DF foram recentemente adicionados à lista: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás. Isso representa uma expansão significativa e proporciona acesso ao concurso para um número ainda maior de candidatos.

Segurança

Para garantir a segurança e a logística do evento, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está trabalhando em colaboração com autoridades locais. A ministra da Gestão, Esther Dweck, enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde as provas serão aplicadas, solicitando cooperação para facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Além disso, a Fundação Cesgranrio, responsável pela aplicação do concurso, está em contato com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais para coordenar questões logísticas e de segurança.

Para viabilizar a logística e a segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida, conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Esta rede inclui a colaboração da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

Sobre o Concurso

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo