Águas Lindas de GoiásEntornoxxx
Em Destaque

Águas Lindas de Goiás

Programa Municipal de Equoterapia está com inscrições abertas para 2024

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás tem avançado em políticas públicas para crianças com deficiências. Atualmente, cerca de 116 crianças são atendidas pelo projeto de forma totalmente gratuita, que tem como principal objetivo utilizar o cavalo como meio de terapia para pessoas com deficiências físicas e mentais.

A Equoterapia oferece inúmeros benefícios, incluindo o aprimoramento da coordenação motora, equilíbrio e autoestima dos participantes. Atualmente, uma equipe multidisciplinar realiza os atendimentos, incluindo 25 profissionais de saúde, educação, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, psicologia, e 9 auxiliares-guias responsáveis por conduzir os cavalos.

Nesta terça-feira, 31, o vice-prefeito Jorge Amaro fez uma visita técnica ao programa para verificar o seu funcionamento.

Em entrevista à coordenadora geral do Programa Municipal de Equoterapia, Adriana Godoi, foram explicados os requisitos necessários para realizar a matrícula. Os avisos podem ser acompanhados pelo Instagram da Equoterapia.

Para as inscrições são três etapas: os pais ou responsável, devem levar os documentos necessários, que incluem uma foto 3×4, laudo médico e encaminhamento para a prática de equoterapia, certidão de nascimento da criança, declaração escolar, se estiver estudando, e comprovante de endereço. Podem participar crianças de 2 a 18 anos.

Na segunda etapa, os pais passarão por uma entrevista com os profissionais de nível superior que atuam como mediadores para discutir a rotina da criança.

Na terceira etapa, ocorre uma avaliação da criança pelos profissionais praticantes para entender a realidade da criança, o que ela está apta a fazer ou não.

“Tivemos um grande avanço na Equoterapia. É um sonho que me acompanha desde a minha infância. Aos 14 anos, conheci esse programa acompanhando um primo meu que é deficiente intelectual. Me formei em pedagogia e fiz psicopedagogia. Sempre alimentei esse sonho. Em 2021, o vice-prefeito Jorge Amaro e sua esposa Aline Amaro, que abraçaram o projeto e o levaram para o prefeito Lucas Antonietti. Ele me recebeu desde o primeiro momento para correr atrás desse projeto. Tenho muita gratidão pelo vice e pelo prefeito”, contou Adriana.

Adriana alerta que é necessário agendar e marcar um responsável de cada vez para garantir o tempo e o atendimento necessário para cada criança, evitando tumultos no centro de Equoterapia, visando o bem-estar dos animais e das crianças em atendimento.

Para inscrições ou mais informações sobre o programa, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp: 61 99299-9393.

Reportagem: Larissa Nunes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo