EntornoNovo Gama

Novo Gama

Ação social aproxima a polícia da comunidade 

O 19º Batalhão de Polícia Militar de Novo Gama promoveu, nesse domingo (17), a 1ª Edição da Festa da Solidariedade. O evento aconteceu no próprio Batalhão, sendo que o maior objetivo foi a integração da sociedade e a polícia militar.

A Festa reuniu mais de 2 mil pessoas que puderam desfrutar de atendimentos médico e odontológico, atualização do cartão de vacinas, corte de cabelo, brinquedoteca com diversas atividades, praça de alimentação, apresentações culturais e exposições de carros e motos.

De acordo com o comandante do Batalhão, Major William Miller, o encontro foi um momento de união entre os participantes. “Foi muito satisfatório o nosso domingo. Arrecadamos mais de 700 quilos de alimentos, que serão doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Novo Gama e com a colaboração de sete ônibus foi possível que famílias de diversos bairros participassem da festa”, comemorou o comandante.

A ação

Desde o início da sua posse a frente do 19º Batalhão de Polícia Militar de Novo Gama, em outubro de 2023, o Major William Miller cumpre o que disse em seu discurso: “A proximidade com a sociedade é fundamental no trabalho de segurança. Porque antes do crime, houve uma falha na família, na educação. Em algum momento falhou e é aí que o cidadão comete o crime. Por isso, a necessidade de união de todas as entidades e setores para a realização desse trabalho”.

Outros projetos anunciados pelo comandante e que já começaram a sair do papel são: Batalhão nos Bairros – onde além de reforçar o policiamento no bairro selecionado com mais de dez viaturas, há palestras para crianças sobre prevenção às drogas, palestras às mulheres sobre orientações preventivas e repressivas à violência doméstica e orientações aos comerciantes da região.

Há também o Bairro Seguro onde após a análise dos picos de criminalidade em cada bairro é orientado o itinerário das viaturas de acordo com a prevenção necessária.

Guarda Mirim

Outro projeto é o Guardião Mirim, onde se desenvolve Projetos Sociais, na sede do Batalhão. Envolve crianças e adolescentes carentes do Município, principalmente pelo esporte. O foco é aproximá-las da segurança pública e afastá-las de más influências.

Também já começou a ser implantado o Conselho dos Moradores dos Bairros (CMB), que prevê a participação dos conselheiros em reuniões periódicas, auxiliando na formulação das diretrizes do trabalho da Unidade e viabilizando encontros com a comunidade local, cada Conselheiro criará em seu bairro um grupo especifico de whatsapp voltado restritamente a demandas de segurança pública. Os Conselheiros filtram as denúncias, pedidos de apoio e sugestões, e postam em grupo restrito do qual cada bairro terá o seu, junto ao Batalhão, para viabilizar uma pronta resposta às demandas da sociedade. De igual forma, os Conselheiros, ao receberem materiais voltados a orientações e notícias em geral de origem do Batalhão, farão esse conteúdo chegar aos grupos de bairros, atingindo assim de forma instantânea mais de 100 mil moradores no município de Novo Gama.

Karina Bueno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo