EntornoLuziânia
Em Destaque

Via Sacra chega à sua 33ª edição na cidade mais antiga do Entorno Sul

Karina Bueno

O município mais antigo do Entorno Sul – Luziânia será palco da encenação da Via Sacra, que acontecerá amanhã. O tradicional espetáculo chega a sua 33ª edição, a céu aberto e envolve centenas de pessoas para entregar tudo de melhor para os espectadores.
A representação dramatiza o caminho de Jesus Cristo até o Calvário, começando ao lado da igreja e finalizando no Morro da Via Sacra, no Bairro Parque Estrela Dalva IX.

História
Em Luziânia, a apresentação teatral da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo acontece desde 1993, quando um grupo de fiéis da Igreja Santa Rita de Cássia se uniu com o propósito de dar vida a essa celebração. Ao longo dos anos, a Via Sacra cresceu significativamente, conquistando cada vez mais fiéis e turistas.
De acordo com o coordenador-geral da Via Sacra de Luziânia, Lusmar Sardinha, a encenação conta com a participação voluntária de pessoas de diversos segmentos da sociedade. “Somos o maior evento religioso, cultural e turístico da cidade. Contamos também com a união das nossas paróquias, o que nos fortalece espiritualmente. Além disso, o alcance tem sido extremamente positivo, com a transmissão ao vivo alcançando todo o Brasil e se expandindo para cinco países, além do nosso”, enfatiza Lusmar.

Patrimônio cultural
O prefeito do município, Diego Sorgatto (UB), destacou o evento religioso como um valioso patrimônio cultural e religioso de Luziânia.
“Por sermos uma cidade com forte tradição católica, a importância desse evento se torna ainda mais significativa, repleta de valores e profundo significado. Por isso, o nosso governo dedica todos os esforços para sua realização”, destaca. “São 33 anos de fé e devoção que não só marcam a vida dos fiéis, mas também atraem espectadores de todos os municípios do Entorno”, disse.

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo