EntornoNovo Gama

Conferência quer apontar caminhos para vida melhor aos idosos do Município

Karina Bueno

A Pré-Conferência da Pessoa Idosa de Novo Gama aconteceu nessa terça-feira (15), no Centro de Referência da Pessoa Idosa, do bairro Pedregal. O encontro foi uma preparação para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que acontecerá no próximo mês (maio), no plenário da Câmara Municipal de Novo Gama.
O encontro reuniu representantes da sociedade civil, do poder público e de entidades que atuam com a população idosa e teve como objetivo principal destacar a importância das conferências em nível municipal, estadual e federal como instrumentos de escuta social e fortalecimento de políticas públicas.

Debate
A conferência municipal será uma oportunidade para debater temas como saúde, assistência social, acessibilidade, segurança e participação ativa dos idosos nas decisões do município.
As propostas discutidas e aprovadas durante a conferência municipal têm grande impacto, pois são levadas às etapas estadual e nacional, ajudando a construir uma política pública mais justa, inclusiva e voltada para o envelhecimento com dignidade.

Expectativa
A expectativa é de que os encaminhamentos gerados a partir desse encontro contribuam com propostas que chegarão às etapas estadual e federal do Evento.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Beneilton Souza, a Pré-Conferência é fundamental para levar a informação para todos os cantos do município. “Essa é a quarta pré-conferência que acontece aqui na cidade. Essas rodas de conversa são de extrema relevância para levar a informação para a pessoa idosa sobre a importância da ampliação dos serviços públicos nesta prestação de serviço voltada para esse público. E com isso nós deixamos as pessoas com mais entendimento para a Conferência Municipal”, esclareceu Beneilton Souza.

Conferência Municipal
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada no dia 30 de maio, com início às 7h, no plenário da Câmara Municipal de Novo Gama (3° andar).
Durante o evento, serão debatidos temas fundamentais como saúde, assistência social, acessibilidade, segurança e o papel ativo da pessoa idosa nas decisões do município. “Precisamos conhecer as reais necessidades da população idosa, em especial as pessoas mais vulneráveis, e só depois, poder ajudar no que for possível dentro da competência do Poder Legislativo Municipal “, disse o vereador Fabrício Chaves.
Com essas investigações e conhecimento de causa, é possível identificar os principais desafios enfrentados pelos idosos no Município e propor soluções que atendam às suas necessidades de forma efetiva.
“A Conferência Municipal da Pessoa Idosa é essencial para garantir que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados, ampliados e efetivados, reforçando o compromisso da sociedade com uma velhice ativa, participativa e com qualidade de vida”, conclui Beneilton.

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo