Radares inteligentes são instalados na BR-040
Pontos críticos com grande incidência de acidentes de trânsito agora são monitorados com radares
Karina Bueno
Os motoristas que trafegam na BR-040, no trecho entre Valparaíso de Goiás e Luziânia já estão sendo monitorados pelos novos radares inteligentes. Segundo informações da gerência de sinalização da Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte (GOINFRA), foram colocados pardais estratégicos nos pontos chamados “pontos críticos” onde há muita incidência de acidentes de trânsito, reduzindo a velocidade em alguns pontos de 80km/h para 60km/h.
Essa nova tecnologia de radar também oferece benefícios práticos, como a capacidade de evitar que motocicletas fujam dos radares utilizando o acostamento.
Infrações
Assim esses radares são capazes de detectar diversas infrações, como excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e uso de celular ao volante. Além de calcular a velocidade média do deslocamento, identifica quando o motorista excedeu a velocidade permitida e consegue inferir a velocidade à 30 metros antes e 30 metros depois.
De acordo com presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Delegado Waldir Soares de Oliveira o objetivo desses novos pontos de radares evitar acidentes. “Isso implica em redução de velocidade, monitoramento em tempo real de todos aqueles que circulam entre Goiás e o Distrito Federal. Sem falar em mais segurança para o cidadão, diminuição da velocidade evitando pessoas feridas e mortes no Entorno”, finalizou o presidente do Detran-GO, Waldir Soares.
Para o morador do Luziânia, João Luciano de Vasconcelos, a BR-040 é um local de grande fluxo de veículos e uma via de extrema importância para o Entorno. “A maioria das pessoas que moram em Valparaíso de Goiás e Luziânia se deslocam diariamente para o Distrito Federal e na maioria dias acidentes que estão acontecer nessa BR-040 estão sendo fatais. Então esses pardais serão úteis para evitar mortes nessa rodovia”, esclareceu o morador.