Os passos da humanidade é que criam a criatividade
Coluna Empreender com Aimée Resende

Assim caminha a humanidade. E dos passos e desenhos urbanos que se alinham à circulação da cidade, é disso que nasce aquele ser humano: sua cultura, seu estilo de vida.
Não é à toa que o direito de ir e vir é uma expressão tão abstrata, mas que, ao mesmo tempo, enche meus pulmões de tamanha admiração. As linhas da cidade influenciam diretamente a forma como pensamos, agimos e criamos nossas vidas.
Você já parou pra pensar que até o jeito como você vai andar comprar pão tem a ver com sua personalidade? A forma de andar, de agir, de atravessar a rua?
Já notou que quebramos “as leis” simplesmente porque uma faixa de pedestre não faz sentido ali? E aquela parte da praça já desenhada por pés é que designa o caminho real que as pessoas percorrem. É por segurança? Por necessidade?
Percebe que a forma como agimos dentro da nossa vivência influencia o traçado dos caminhos que construímos no dia a dia?
Quero aqui estimular, no campo de visão, de novas perspectivas a ideia de que, a partir disso, a gente desenha a necessidade de categorizar as formas da cidade versus o que as pessoas realmente precisam.
Já pensou que uma caneta pode decidir por onde você anda?
Que uma linha de muro onde você andava tranquilamente pode, de repente, te obrigar a caminhar mais 10 minutos depois de um dia puxado de trabalho?
Tudo isso pode parecer muito filosófico, e talvez seja mesmo, mas se parece bastante com o ato de desenhar uma ideia no processo criativo: quando tentamos criar linhas que se conectam, que às vezes se embolam, se contradizem, ou até mesmo se bloqueiam.
Olhar para as adversidades e diversidades das linhas urbanas é o que pessoas criativas fazem constantemente para ativar seu olhar. É dessa necessidade que surge a solução. Do estranhamento ao belo-funcional. Do aparentemente inútil ao útil. Do impossível ao direito de usufruir.
Nunca esqueçamos da importância das linhas que nos influenciam no dia a dia, elas estimulam nossos processos criativos, nos ajudam a mostrar a essência dos produtos, dos serviços, das ideias.
Mais do que simples marketeiros, marketólogos, publicitários e designers, somos fomentadores de linhas que se comunicam.
Assim como as linhas da cidade.
Porque se não tiver fluidez, se não for concisa, não teremos comunicação. Jamais.
Pensar com Arte é Pensar Diferente.
Aimée é uma planejadora urbana com mais de 15 anos de experiência em Marketing, consultora de pós-graduação em NeuroMarketing, Artista Visual internacional e CEO da Tkart, uma empresa internacional de marketing.
www.tkarteiros.com
contato@tkarteiros.com
7999121-0775
@tkart_idea