Coluna Empreender

O coração da sua empresa é a visibilidade. Como você se sente dentro dela influencia como se mostra para o mundo

Coluna Empreender com Aimée Resende

Já entendi e disse muito aqui: o óbvio precisa ser dito. A visibilidade é essencial para que você seja visto. Parece simples, mas você já parou para refletir sobre isso?

Não sei por que insistimos em entrar num buraco fundo, nos desmotivando, duvidando do que fazemos e, às vezes, até desistindo. Acabamos não ativando o setor “visibilidade” dentro do nosso cérebro – aquele que impulsiona o brilho da nossa empresa e a forma como nos mostramos ao mundo.

Será que isso vem dos primórdios? Uma herança emocional que nos faz recuar, sentir que não somos interessantes o suficiente e, por isso, temer a rejeição?

Pensei muito nisso quando comecei a me atualizar no mercado. Em um mundo volátil, que exige tanto de nós, é fácil se perder em informações e não resolver nada de fato.

Recentemente, participei de um evento de empreendedorismo que durou o dia todo (sem pausa para o almoço!). O foco? Capacitação, inovação e a importância de enxergar oportunidades que podem estar escapando pela correria do dia a dia.

O ponto-chave? Todas as palestrantes abordaram temas como vendas, gestão, processos, finanças e investimentos. Mas tudo isso só funciona se uma coisa for bem trabalhada: visibilidade.

Então, percebi três coisas essenciais sobre o assunto, que quero compartilhar com você:

Não existe o caminho perfeito. O que existe é o caminho que você constrói. Ao desenvolver sua presença visual, lembre-se de que o primeiro passo não precisa ser definitivo, mas sim um ponto de partida. A evolução vem com o tempo.

Feito é melhor que perfeito. Muitas ideias morrem antes de nascer porque somos tomados por pensamentos como “isso não dá certo”, “não tem mais cliente para isso” ou “ninguém vai se interessar”. Pergunte-se: por que não deu certo? Por que não há mais clientes? Por que isso não funciona? Responder a essas perguntas pode te ajudar a resolver problemas ou simplesmente descartar o que não faz mais sentido.

Visibilidade é simplicidade, mas isso não significa que seja fácil. Exemplo: em uma barbearia, o café oferecido aos clientes pode ser um diferencial, mas o que é mais essencial para o negócio? O café ou o horário de funcionamento bem divulgado, para que as pessoas saibam quando podem comparecer e aproveitar o serviço?

Esses três pontos poderiam ser apenas reflexões soltas, mas, na verdade, estão intrinsecamente ligados ao nosso momento de vida e negócio. Quanto mais nos abrimos para aprender e investir com estratégia, menos espaço damos para a insegurança nos derrubar.

Ficar desanimado em alguns momentos não faz de você um fracasso. Pelo contrário. Às vezes, é apenas um sinal para pausar, respirar e se preparar para brilhar no momento certo.

Cresça, evolua e pense com Arte. Porque pensar com arte é pensar diferente.

Aimée é uma planejadora urbana com mais de 15 anos de experiência em Marketing, consultora de pós-graduação em NeuroMarketing, Artista Visual internacional e CEO da Tkart, uma empresa internacional de marketing.
www.tkarteiros.com
contato@tkarteiros.com
7999121-0775
@tkart_idea

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo