EntornoSaúdeValparaíso
Em Destaque

Bolsa Família: Valparaíso se destaca ao atingir 100% da cobertura das condicionantes de Saúde 

Karina Bueno

Em Valparaíso, são 28.023 beneficiários sendo acompanhados neste primeiro período de 2024 e todos foram atendidos, atingindo a porcentagem de 100% na cidade. Os resultados do acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família na Saúde, na 1º vigência do ano de 2024 divulgados em setembro de

acordo com as regras do Programa – que foi relançado pelo Governo Federal em 2 de março de 2023 – com a publicação da Medida Provisória nº 1.164.

Trata-se de um programa de transferência direta e condicionada de renda que, por meio da articulação com outras políticas, atua para a superação da pobreza e transformação social das famílias beneficiárias. Hoje, é reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome.

Esses dados mostram a dedicação das equipes envolvidas na identificação e inscrição das famílias. Além disso, essa realização enfatiza a importância da divulgação eficaz das informações sobre o programa, garantindo que todos aqueles que têm direito ao benefício sejam alcançados.

Além de garantir o apoio de saúde necessário as famílias que mais precisa, Valparaíso está demonstrando seu comprometimento em reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.

Incentivo

Essa realização também pode servir como inspiração para as outras localidades goianas, incentivando-as a adotar medidas semelhantes e buscar a maximização da cobertura do programa em suas áreas.

Para aqueles que desejam realizar ou atualizar seus cadastros, a sede do Cadastro Único fica localizada na Rua 65, Qd 88, Lote 13 B, na 2ª Etapa do Jardim Céu Azul. Seu funcionamento é de segunda à sexta-feira das 8h às 11h50 e das 13h15 às 16h. O telefone para contato é: (61) 3624-0030.

Ministério da Saúde

O Bolsa Família está integrado ao Ministério da Saúde para que sejam atendidas as seguintes condicionantes: cumprimento do calendário nacional de vacinação e acompanhamento do estado nutricional, para os beneficiários que tenham até 7 (sete) anos de idade incompletos; e realização de pré-natal das gestantes.

O relatório divulgado oferece uma visão abrangente do desempenho dos municípios em relação à cobertura das condicionalidades, destacando as áreas de sucesso e identificando oportunidades para melhorias. Foi utilizado um novo formato com classificação de cores: verde para excelente (acima da meta de 75%), azul para proximidade da meta (entre 50% e 75%), amarelo para progresso intermediário (entre 30% e 50%) e vermelho para situação crítica (abaixo de 30%).

Paula Rocha

Editora chefe do Jornal Diário do Entorno

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo