Valparaíso

Agosto Lilás: Seminário discute a proteção das mulheres em diversas áreas de insegurança 

 

Karina Bueno

 

O Seminário “Justiça e Proteção para Todas”, acontece nesta quinta-feira (29) no auditório da Faculdade Evangélica de Valparaíso de Goiás. 0 evento faz parte das ações do Agosto Lilás, que busca este ano o feminicídio zero.

Durante o evento, serão discutidos diversos temas como: Direito de minorias com foco no

Direito das Mulheres, Direito das mulheres em cargos de representatividade política, Situação de violência e socorro imediato, Investigação Criminal e primeiros atendimentos sociais, Atendimento e Garantia de direitos das mulheres em investigação criminal e ações penais, Acionamento de ocorrências e operações realizadas, Alteracões legislativas e aplicabilidade no âmbito jurídico e Educação no Ensino Superior e Ressocialização no Sistema Penitenciário sobre os crimes em contexto de violência doméstica.

A campanha Agosto Lilás tem o objetivo de instruir a população a como identificar e reagir a casos de violência, alertando ainda que muitos desses podem ser pouco perceptíveis, como em situações de violência patrimonial, moral, psicológica, sexual e até mesmo física.

 

Dados

Segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.467 mulheres morreram vítimas de feminicídio em 2023 – o maior registro desde a sanção da lei que tipifica o crime, em 2015, em todo o Brasil. As agressões decorrentes de violência doméstica tiveram aumento de 9,8%, e totalizaram 258.941 casos. Houve alta também nas tentativas de feminicídio (7,2%, chegando a 2.797 vítimas) e nas tentativas de homicídio contra mulheres (8.372 casos no total, alta de 9,2%), além de registros de ameaças (16,5%), perseguição/stalking (34,5%), violência psicológica (33,8%) e estupro (6,5%).

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo