Águas Lindas de Goiás

Aproximadamente 200 profissionais foram às ruas em combate à dengue em Águas Lindas

Além dos agentes de saúde o prefeito Lucas Antonietti, secretários, vereadores, e a segurança pública também ajudou no mutirão

A força-tarefa de combate à dengue promoveu uma grande ação no último sábado (20) em Águas Lindas, palco de mais uma edição do Dia D de combate à doença. O prefeito Lucas Antonietti convocou todos os funcionários da prefeitura para comparecer e intensificar a abertura do evento. Um grupo de aproximadamente 200 profissionais percorreu a cidade para orientar a população, aplicar inseticida em locais estratégicos e combater focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Além do prefeito, estiveram presentes vereadores, secretários e os funcionários da prefeitura; a força de segurança da cidade também marcou presença, incluindo bombeiros, polícia militar e guardas municipais.

Durante seu discurso, o recém-empossado secretário de Saúde Evandro do CETEP destacou a importância de receber os agentes comunitários nas residências, para que o máximo de focos pudesse ser identificado.

Além dos 74 agentes efetivos, a cidade recebeu um reforço de agentes voluntários. “Agradeço a cada um de vocês que se levantou de suas camas hoje para essa ação importantíssima. Temos que intervir para que não percamos mais ninguém, e essa missão é de todos nós, agentes políticos e públicos, temos nossa responsabilidade”, enfatizou Lucas Antonietti durante seu discurso.

O prefeito alertou ainda que mais de 90% dos focos estão no fundo das casas da população e pediu que todos se envolvam na missão de eliminar o foco da dengue. O número de mortes em Águas Lindas já ultrapassa 10.

Alerta na cidade

Devido ao grande número de casos e ao aumento das mortes, Águas Lindas de Goiás foi escolhida para o início da ação coordenada devido ao cenário epidemiológico e à importância do município no Estado. O município registrou um aumento de casos de dengue no final de 2023, acendendo o sinal vermelho para uma epidemia da doença na cidade. Os dados da SES revelam que só em 2024 foram notificados 431 casos de dengue em Águas Lindas de Goiás, sem nenhuma morte confirmada. O número de notificações indica um aumento de 180% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), instalou uma estratégia coordenada para apoio aos 246 municípios goianos no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, especialmente a dengue, chikungunya e zika. Esta ação é realizada por meio de uma parceria entre a SES e a Defesa Civil de Goiás, que ajudará na coordenação tanto da Sala de Situação Estadual quanto nas salas de situação dos municípios.

A instalação da estratégia coordenada aconteceu na última segunda-feira (15/01), no prédio da Coordenação de Vigilância em Saúde de Águas Lindas de Goiás, durante reunião realizada pela alta gestão da SES com representantes do município e de instituições parceiras.

O secretário Sérgio Vencio destacou que a Sala de Situação Municipal será estruturada em todos os municípios onde for necessário, dentro de um compartilhamento de responsabilidades. “O enfrentamento das arboviroses é um problema de todos nós”, sublinhou. Ele destacou que o Estado vai se responsabilizar pela coordenação das ações, repasse de insumos necessários, como o soro para reidratação oral, e pela atualização de médicos, enfermeiros e agentes de saúde. Ele adiantou que a SES firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás para a capacitação dos profissionais de saúde.

Sérgio Vencio disse que o Governo do Estado já iniciou o dever de casa revisando suas instalações prediais. Da mesma forma, ele ressaltou a importância da roçagem de lotes e da coleta de lixo urbano em cada município. “O governador vai convidar as crianças matriculadas em escolas públicas para serem os agentes mirins de mobilização nas unidades de ensino e nos lares, para que os domicílios goianos estejam livres de criadouros.”

Reportagem – Larissa Nunes 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo