Águas Lindas de Goiás

Prefeitura de Águas Lindas se une a Governo Estadual para estratégias no combate à dengue

Estima-se que de novembro até janeiro já foram mais de 10 mortes no município

Nesta segunda-feira, o governo municipal de Águas Lindas esteve presente, junto com a comitiva de saúde estadual, para discutir as estratégias de combate à dengue no município.

O encontro foi finalizado no Hospital Regional de Águas Lindas. Além do prefeito Lucas Antonietti, estiveram presentes o secretário estadual de saúde, doutor Sérgio, o deputado estadual Anderson Teodoro e outros membros políticos. Eles falaram sobre a inauguração do novo hospital, previsto para março de 2024, e as ações do governo estadual junto com o governo municipal contra a dengue, que já contabiliza mais de 10 mortos entre novembro de 2022 e janeiro de 2024.

“Recebemos toda a comitiva da saúde do estado de Goiás hoje. Eu gostaria de agradecer ao doutor Ronaldo Caiado, nosso governador. Nós participamos desde 9h da manhã na construção de ações para tratarmos da dengue no nosso município”, disse o prefeito Lucas Antonietti.

O deputado estadual Anderson Teodoro destacou todo o apoio do governo estadual, apontando que o Hospital Regional tem sido aguardado há mais de 20 anos e que agora finalmente será entregue à população. “Eu tenho certeza que a minha participação como deputado estadual foi para buscar melhorias não só na saúde, mas em todas as áreas para a nossa Águas Lindas. A nossa prioridade é ver esse hospital funcionando; no próximo mês, vamos poder colocar a placa de inauguração”, disse.

O secretário estadual de saúde, doutor Sérgio, agradeceu toda a colaboração do governo local e o empenho para o funcionamento do novo hospital regional. Ele também ressaltou a preocupação do governador com a crise de dengue no município, que nos últimos meses tem registrado mortes. “Eu agradeço a sensibilidade do prefeito doutor Lucas e também por ele já ter declarado emergência para proporcionar todos os recursos necessários para conter essa crise de dengue. É um combate, é guerra contra a dengue, que tem causado mortes. Não podemos aceitar que esse mosquito continue matando as pessoas. O gabinete de crise vai nos ajudar a direcionar as ações para uma gestão segura do que precisa ser feito. O gabinete de crise fará duas reuniões diárias para entender o volume de pacientes que estamos atendendo, a gravidade deles, se temos insumo suficiente, quais pacientes precisamos atender. São os pacientes que estamos atendendo, de forma que ele não escape para a rampa da gravidade, porque quanto mais grave esse paciente fica, mais gastamos. É muito importante a atenção primária estar envolvida, a UPA, o hospital.”

Ele, que também é especialista em rede de atenção à saúde, relembrou que é muito importante a participação ativa da população realizando as medidas diárias em suas residências para evitar a proliferação do mosquito.

O secretário municipal de saúde, Evandro do CETEP, ressaltou que a secretaria está empenhada junto com todo o governo. “O nosso prefeito determinou que trabalhássemos dia e noite para sair dessa crise. Agora é guerra junto com todas as secretarias do estado”, destacou.

O secretário ainda convocou toda a população para que neste sábado, dia 20, todos os agentes de saúde estarão nas ruas batendo nas portas dos moradores para fazer a averiguação nas residências de possíveis focos de dengue.

Ações do estado

Recentemente a A Secretaria de Estado da Saúde (SES) implantou uma sala de situação para monitorar o avanço das doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti – como dengue, zika e chikungunya – durante o período chuvoso, que deve se intensificar de janeiro a março de 2024. Além de representantes da pasta, a Defesa Civil também integra o grupo de trabalho.

A sala de situação trabalha com reuniões semanais para elencar cidades prioritárias, onde deverão ser reforçadas as ações de combate ao vetor. “Esses municípios terão uma atenção maior por parte da SES, principalmente no que se refere ao controle do Aedes, monitoramento dos casos, vigilância laboratorial e assistência”, explicou. O objetivo é ainda intensificar a testagem para as arboviroses no Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen).

Um dos resultados práticos desse modelo de atuação é uma força-tarefa em execução no município de Águas Linda de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Diante de um aumento recente no número de casos, a Saúde enviou uma equipe exclusiva com 14 técnicos para ações de manejo ambiental, identificação e eliminação de criadouros, utilização de quatro ciclos de nebulização e drones para verificação de áreas. O cronograma segue até o final de março.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo