Entorno

Jovem do Girassol passa em concurso público com apenas 16 anos

“Não irei parar por aqui, continuarei buscando mais e mais", disse Yasmym Sousa, que sonha em ser policial

Conheça a história da jovem Yasmym Sousa, de Girassol, Cocalzinho de Goiás, que aos 16 anos passou em seu primeiro concurso público. A estudante vive com sua família de três pessoas, incluindo um irmão de 7 anos. Seu pai é zelador, sua mãe é doméstica e seus avós são trabalhadores rurais. Apenas sua mãe conseguiu concluir o ensino médio, enquanto os outros membros da família abandonaram os estudos.

A jovem, que sonha em ser policial, concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Diário do Entorno, contando a emoção de passar tão jovem em um concurso. Ela ficou em 7º lugar para técnica em alimentação educacional na cidade de Pirinópolis. “Diante dos meus resultados durante a minha preparação, eu estava muito confiante e sabia que seria aprovada. Sim, eu esperava esse resultado”, disse.

Preparação

Yasmym revela que já se prepara para concursos há quase um ano, mas dedicou apenas 2 meses para este concurso específico. “Desde os 14 anos, sempre tive o objetivo de seguir a carreira policial, que exige concurso público. Esse objetivo me levou desde cedo ao mundo dos concursos. O desejo por uma vida melhor e estabilidade financeira também colaborou”, explica.

Após não passar na primeira prova para a Polícia Científica de Goiás como auxiliar de autópsia, em maio de 2023, ela não desistiu, persistiu e, neste segundo concurso público, foi aprovada para o cargo.

Por ter apenas 16 anos, só poderia assumir o cargo caso fosse emancipada ou pedisse para ficar no final da fila. No entanto, devido à distância e ao desejo de buscar oportunidades que não afetassem tanto sua locomoção, decidiu não assumir, priorizando o aprimoramento de suas experiências profissionais.

Sonho na carreira policial

Ela revela que sua verdadeira paixão é pela área policial e seu objetivo final é se aposentar como Policial Rodoviária Federal. Embora tenha sido aprovada em uma área interessante, continuará participando de outros concursos para adquirir mais experiência, mantendo o foco em ingressar na área policial. “Vou continuar fazendo concursos públicos até que eu seja aprovada na PRF. Pretendo fazer provas da GCM, PM, PC e, por fim, finalizar na PRF. O mundo dos concursos públicos pode me oferecer ótimas oportunidades de crescimento, então não irei parar por aqui, continuarei buscando mais e mais”, declarou.

Quando perguntada se havia algum segredo ou fórmula para alcançar a tão sonhada aprovação, ela compartilha que utiliza cursinhos preparatórios, especialmente o Gran Cursos, como seus principais recursos de estudo. Sua abordagem é o estudo ativo, focando na resolução de questões, provas e simulados. Embora dedique tempo para o conteúdo contextualizado, a maior parte de seu estudo é dedicada à resolução de questões. Prefere aprender por meio de vídeoaulas, mas ressalta a importância de cada um encontrar seu próprio método de aprendizado. Em média, estuda de 3 a 4 horas diariamente.

A jovem finalizou dizendo que o ideal é começar cedo, enfatizando que não importa a idade ou o tempo disponível, mas sim a força de vontade, a dedicação e o foco no objetivo. Ela aponta a importância de estudar corretamente como um aspecto fundamental no processo de preparação.

Reportagem – Larissa Nunes

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo