GoiásNacionalNotícias

Novos indicadores consolidam Goiás como o estado mais seguro do Brasil

Governador Ronaldo Caiado destaca que população brasileira cobra por segurança pública, enquanto em Goiás o cidadão hoje tem paz

 

Quando o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) assumiu o primeiro mandato, em janeiro de 2019, a Segurança Pública era um de seus maiores desafios. Goiás vivia tempos de criminalidade crescente, enorme sensação de insegurança e uma descrença com a falta de efetividade das ações de governo. Um dos grandes êxitos de seu mandato, Caiado deu uma guinada na Segurança Pública, consolidando Goiás como o estado mais seguro do país.

A gestão estadual conquistou avanços significativos ao unificar e dar autonomia ao trabalho das forças de segurança, investir em estrutura e equipamentos adequados e, principalmente, retomar o controle do sistema carcerário goiano, até então dominado pelas facções criminosas – de onde saia as ordens para a prática de grande parte dos delitos. Com Caiado, Goiás deixou anos de desmandos e incompetência para trás.

Os indicadores criminais do primeiro semestre de 2023, ou seja, dos seis meses iniciais do segundo mandado de Caiado, mostram que os principais dados criminais seguem em queda, o que ocorre sistematicamente desde as primeiras ações tomadas em 2019.

Ao agradecer o trabalho desempenhando pelas forças de segurança, o governador Ronaldo Caiado comemorou a sensação de paz que a população goiana vive hoje. “Esses dados são de pacificação. Mostra que o trabalho do Estado, da Segurança Pública, traz paz para o cidadão”, ao pedir que o trabalho seja contínuo para que os índices sigam em queda.

“Todo o povo brasileiro hoje pede segurança. Nós temos em Goiás um patamar de qualidade que não tem nos outros lugares. Todas as pesquisas nos outros estados, a população cobra por segurança. E aqui as pessoas estão até esquecendo que existe crime”, resumiu Caiado.

Indicadores

Em 128 municípios não houve registro de homicídios dolosos neste primeiro semestre. Anicuns, cidade de Goiás, Goiatuba, Abadiânia, Ceres, Rialma, Campos Belos e Buriti Alegre são exemplos de cidades sem assassinatos em 2023. Em 97 municípios, sequer houve registro de crimes violentos contra o patrimônio (classificados como roubos).

Os indicadores criminais apresentados pelo governador Ronaldo Caiado na última terça-feira (18/07), mostram queda na maior parte dos delitos na comparação com o mesmo período do ano passado. Os latrocínios foram reduzidos em 80% neste semestre. Os homicídios dolosos foram reduzidos em 12,3%. No pior momento, entre 2014 e 2015, Goiás chegou a registrar quase três mil homicídios por ano.

Também houve queda acentuada nos registros de roubo de carga (63%), roubo de veículos (34,1%), roubo em residência (28,3%), roubo a transeunte (29,7%), furto a transeunte (27,3%), roubo em comércio (23,4%), furto em residência (16,3%) e furto de veículos (14,1%).

 

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo