Política

Senador goiano convida presidente da CBF para discutir racismo no esporte

Requerimento foi feito e aprovado

Vice-presidente da Comissão do Esporte no Senado, o senador Jorge Kajuru (PSB) propôs uma audiência pública para debater o racismo no esporte, bem como as políticas necessárias à prevenção e à repressão desse crime no colegiado. Um dos convidados é o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Enaldo Rodrigues Gomes.
O requerimento foi feito e aprovado. Além de Enaldo, foram convidados:

José Pediz de Jesus, Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD);

Marcelo Carvalho, Diretor-Executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol;

Roger Machado, Técnico de Futebol;

Paulo Cesar Vasconcelos, Jornalista do SPORTV na Globo;

Bruno Abrahão, Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O documento da audiência e dos convites também tem assinatura do presidente da Comissão, o senador Romário (PL-RJ). O texto reafirma a necessidade de punir os atos racistas dentro e fora dos estádios e ressalta que será preciso que o combate ao racismo se torne um problema coletivo que envolva os clubes, os torcedores e os patrocinadores.

“O futebol tem a capacidade de unir culturas e povos, sem distinção de credo, raça ou origem. A linguagem da bola é universal, multicolorida e transpõe quaisquer fronteiras que lhe sejam interpostas. Contudo, os recentes episódios de discriminação racial ocorridos também nas partidas de futebol em território nacional demonstram, de forma inconteste, que o preconceito é uma chaga que também envergonha nosso país e deve ser erradicada de uma vez por todas”, aponta Kajuru.

Os senadores debateram a manipulação de resultados, casos concretos e medidas para o seu combate, as normas gerais sobre desporto e a relação de emprego entre os árbitros e as federações.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo