Governo

ASBM faz interlocução do Governo de Goiás com a China

A ASBM vai promover uma nova missão do Governo de Goiás à China, dessa vez liderada pelo governador Ronaldo Caiado, que dará continuidade as tratativas iniciadas na primeira viagem pelo vice-governador, Daniel Vilela.

Luís Guimarães presidente da Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM), integrou a comitiva ao lado do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Com duração de 14 dias na visita à China, o grupo, formado por lideranças classistas, políticos e empresários, pode estabelecer relações comerciais, buscar recursos financeiros
A incursão proporcionou a empresários chineses e goianos a possibilidade de realizar tratativas que vão propiciar o desenvolvimento econômico de Goiás e permitir aos investidores que expandam seus negócios.

Entre os participantes da comitiva estavam o presidente-executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (ADIAL), Edwal Portilho Tchequinho; o presidente da Associação Comercial de Goiás (Acieg), Rubens Fileti; o representante da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado estadual Veter Martins; o secretário-geral da ASBM, Jun Chen; o assessor especial da vice-governadoria Euler Morais; o assessor de assuntos internacionais do governo de Goiás, Giordano Souza e representantes de municípios.

A missão passou por cinco cidades chinesas (Beijing, Zengzhou, Langfang, Xiamem e Shanguai). A comitiva também realizou reunião com a Embaixada do Brasil na China, onde foi recebida pelo embaixador Marcos Bezerra Abbott Galvão.

“Essa amizade econômica é fundamental. A China é o principal parceiro comercial de Goiás, sendo responsável por 46,3% de todas as negociações de exportações feitas pelo estado”, ressalta o presidente da ASBM, Luís Guimarães.

“Temos recebido investimentos chineses em áreas como mineração e produção de placas solares. E estamos em busca de mais parcerias”, acrescentou o vice-governador, Daniel Vilela.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Fileti, integrou a comitiva e faz balanço positivo da missão. “Temos negócios já se concretizando. Tratativas que atendem a pequenos, médios e grandes negócios, que serão levados para o nosso estado, fazendo com que nossa economia deslanche ainda mais”, enfatizou.

“A ASBM tem trabalhado para garantir a atração segura e rentável de empresas na área da mineração para o estado de Goiás. O estreitamento dessa relação vai beneficiar as duas partes. Goiás se fortalece e só tem a ganhar”, reforça o presidente da ASBM, Luís Guimarães.

Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) possui extensa experiência no estabelecimento de novas relações comerciais entre os mais diversos entes federados, os governos chinês e brasileiro e o setor produtivo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva integrou uma comitiva organizada pela ASBM com representantes do governo do Rio Grande do Norte em viagem à China. A oportunidade permitiu que fosse assinado um acordo de cooperação entre a governadora Fátima Bezerra (RN) e o vice-presidente do Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS), Yan Chengyi. O documento prevê a capacitação de profissionais para a certificação de produtos oriundos da mineração

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo